Marta Lisboeta bate recorde nacional do quádruplo salto
Marta Lisboeta, atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, bate recorde nacional do quádruplo salto na prova de abertura da época 2018/2019, que decorreu este sábado, no Campo Municipal Manuela Machado.
A atleta de 13 anos, natural de Viana do Castelo, saltou 13,79m e bateu a marca dos 13,76m que estava na posse de Ana Rita Silva, atleta da Juventude Atlética Mozelense. Além desta conquista, a atleta conseguiu ultrapassar o recorde regional do quádruplo salto que pertencia à atleta Lara Rego do Centro de Atletismo de Mazarefes.
Na época 2017/2018, Marta Lisboeta sagrou-se campeã nacional de iniciados do Tetratlo em representação da seleção distrital, numa competição disputada em Viana do Castelo.
Em junho, conquistou quatro medalhas: ouro por equipas, prata no salto em comprimento e bronze no salto em altura, no Campeonato Nacional Escolar e ouro, na final do Tetratlo, em Viana do Castelo.
Atualmente, a atleta possuí o título de Campeã Regional de Salto em Altura, Salto em Comprimento, 80m/Barreiras e 250 m /Barreiras e, bateu vários recordes regionais e nacionais.
Foto: ADN Sport
Seis atletas do Olímpico Vianense participaram no Trail Amigos da Montanha
Seias atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense participaram no 7º Trail Amigos da Montanha, que decorreu este domingo, em Barcelos.
A edição 2018, com partida e chegada no Centro Histórico de Barcelos, contou com cinco percursos diferentes: Trail Ultra com 69 km, Trail Longo com 42km, Trail Curto com 21km, Mini Trail com 15 km e Caminhada com 10km.
Sara Rodrigues e Óscar Sousa percorreram os 15 km e conquistram o 313º e 344º lugar na geral (sénior). Já Noémia Ferreira participou no Trail Curto e alcançou o 312º lugar na geral (sénior). No Ultra Trail, o clube levou três atletas a participar: Rui Lima que conquistou o 42º lugar na geral (sénior); Fernando Rodrigues que alcançou o 51º lugar na geral e 22º lugar no seu escalão; e Nuno Araújo que terminou a prova em 68º lugar na geral e 31º lugar no seu escalão.
A sétima edição do Trail, uma organização dos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, contou ainda com a presença de atletas de várias nacionalidades.
25º aniversário marca a época 2018/2019 no Olímpico Vianense
O Clube Olímpico Vianense comemora o 25º aniversário na próxima época 2018/2019. A informação foi avançada por Alexandre Gomes, presidente do clube, durante a apresentação das equipas de atletismo e trail, que decorreu este sábado, no Estádio Municipal Manuela Machado.
A celebração das Bodas de Prata do clube vai, de acordo com Alexandre Gomes, “ser enorme, porque vamos fazer novas apostas” na equipa ténica cujos treinadores são certificados pela Federação Portuguesa de Atletismo e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em atividades desportivas e nos atletas.
Das atividades já realizadas, o clube vai, em 2019, prestar homenagem ao sócio nº 1 e, um dos fundadores, José Pedro Baganha, com a realização de uma prova de pista relacionada com o atletismo.
O presidente adiantou, ainda, que a 7º edição do Trail de Santa Luzia a realizar-se a 14 de abril do próximo ano, conta com algumas novidades. A prova divide-se em versões diferentes: Trail Curto, Trail Longo e Ultra Trail.
Na época 2018/2019, na secção de Atletismo, o clube compromete-se a “consolidar e melhorar os resultados obtidos pelos atletas”. No entanto, revelam querer “aumentar o número de praticantes, em particular na formação e na academia”.
Em termos competitivos, o Olímpico Vianense mantém a aposta nos atletas Miguel Ribeiro, Marcus Maio e no novo reforço, oriundo do Sporting Clube de Portugal, José Rocha.
Quanto à secção de Trail, constituída por cerca de 80 atletas, o clube está a investir em novos desportistas “oriundos desde a capital, Vila Nova de Cerveira e outros pontos do país e que, vêm competir pelo Olímpico Vianense”, disse Alexandre Gomes.
Aqui, o clube pretende, no próximo ano, apostar fortemente nos circuitos nacionais de Trail com o reforço substabcial da equipa na ATRP em 23 atletas que vão ao longo da época disputar os campeonatos nacionais de Trail, Ultra Trail e Endurance.
A época 2017/2018 do Clube de Atletismo Olímpico Vianense fica marcada pela conquista de cinco títulos nacionais no Atletismo pelos atletas Marcus Maio, Samuel Viana, Marta Lisboeta, Sofia Queirós e Beatriz Moreno. E, ainda pela vitória de Miguel Ribeiro na XX edição da Meia Maratona Manuela Machado.
Além disso, alcançou um conjunto de resultados significativos na secção de Trail, nas diversas competições realizadas ao longo deste ano, onde se destaca os diversos lugares de pódio, quer individual, quer coletivo.
Atletas do Olímpico Vianense conquistam 1º lugar em corta mato
Rita Moreno, Gonçalo Alfaro e Margarida Pinto conquistaram o 1º lugar no seu escalão, no Corta-Mato de Abertura da Associação de Atletismo de Viana do Castelo (AAVC) para a época 2018/2019. A prova decorreu este sábado, na praia fluvial de Cardielos.
Os primeiros atletas a vencer o circuito de preparação de Corta-Mato da AAVC foram Rita Moreno e Gonçalo Alfaro no escalão de Infantis. Já Margarida Pinto alcançou o 1º lugar no escalão de Juvenis.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com o apoio do atleta Miguel Ribeiro, levou mais seis atletas a participar na edição 2018 do Corta-Mato de Abertura: Henrique Lopes (3º lugar – Iniciados), Rubem Sousa (5º lugar – Iniciados), José Oliveira (6º lugar- Iniciados), Carlos Martins (4º lugar – Séniores), Orlando Silva (5º lugar – Séniores) e Diogo Passos (6º lugar – Séniores).
A primeira etapa contou com um percurso com pouca dificuldade técnica que teve provas, de diferentes distâncias, para todos os escalões e géneros, incluindo os Benjamins. As próximas etapas estão marcadas para 1 e 15 de dezembro.
A edição 2018 desta competição comporta três etapas, a realizar até dezembro, e permitirá, no conjunto dos resultados obtidos, premiar os atletas mais regulares por cada escalão e sexo.
José Rocha vai correr pelo Olímpico Vianense na próxima época
José Rocha, atleta de alta competição, anunciou a 29 de outubro que, na próxima época, vai correr pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense. A notícia avançada pelo próprio adianta que vai “ voltar a praticar o verdadeiro desporto, sem pressão dos resultados e os compromissos do clube”.
O atleta admite que “não é o fim da atividade desportiva, porque isso é impensável, mas o ciclo da alta competição fecha aqui”.
Aos 42 anos, José Rocha afirma que “as dificuldades e adversidades causadas por este desporto fez de mim um homem diferente, foi uma escola de virtudes onde aprendi ensinamentos importantes para toda a vida.”
José Rocha, que correu nos últimos dois anos pelo Sporting, começou a correr aos 16 anos no SIRA, de Aldreu. Aos 18 anos transferiu-se para o Clube de Atletismo de Mazarefes, onde, no escalão de júnior, bateu recordes regionais e conquistou pódios nacionais de 5000 e 3000m. Pode ler-se no artigo do Desporto em Viana.
No primeiro ano de sénior, o atleta alcançou o 3º lugar nos 3000m em pista coberta e a sua primeira aventura no Sporting iniciou-se aos 20 anos de idade. No entanto, “as coisas não correram bem” e “por falta de apoio” abandonou a competição durante sete anos. O regresso foi no Clube de Atletismo Olímpico Vianense, passando mais tarde pelos Cyclones, onde, em 2005, se sagrou campeão nacional dos 3000m.
O artigo avança ainda que, na temporada seguinte, foi contratado pelo Maratona Clube de Portugal e por lá conquistou vários pódios nacionais de clubes e tornou-se campeão europeu de corta mato de clubes. Conquistou também, por quatros vezes, o 2º lugar na distância de 5 mil metros e, por duas vezes, sagrou-se campeão nacional.
O atleta representou Portugal em cinco europeus de corta mato, onde fez um 3º lugar, um 6º lugar e um 23º lugar. No mundial de cross conseguiu um 41.º lugar. Em pista alcançou o 3º lugar nos 10 mil metros no campeonato europeu de seleções e nos 5 mil metros nos Ibérico-Americano. Em 2009 foi 3º lugar na Taça dos Clubes Europeus.
Em 2012, foi campeão nacional dos 10 mil metros. Venceu várias corridas de São Silvestre. De regresso ao Olímpico Vianense, em 2015, venceu a 18ª Meia Maratona Manuela Machado.
Atleta do Olímpico conquista 1º lugar em trail
Carla Pereira, atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, conquistou, este domingo, o 1º lugar no seu escalão no V Trail Trilhos do Corno de Bico, em Paredes de Coura.
A prova dividiu-se em três versões diferentes: Trail 30 km, Mini-Trail 20 km e caminhada 10 km. A atleta percorreu os 30 km em 3h 36min e alcançou o 14º lugar na geral e 1º no escalão F Sen.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense levou mais seis atletas a participar na 5ª edição do Trail Trilhos do Corno de Bico, que tem organização da Associação Encostas Corno Bico.