O Clube Olímpico Vianense comemora o 25º aniversário na próxima época 2018/2019. A informação foi avançada por Alexandre Gomes, presidente do clube, durante a apresentação das equipas de atletismo e trail, que decorreu este sábado, no Estádio Municipal Manuela Machado.
A celebração das Bodas de Prata do clube vai, de acordo com Alexandre Gomes, “ser enorme, porque vamos fazer novas apostas” na equipa ténica cujos treinadores são certificados pela Federação Portuguesa de Atletismo e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em atividades desportivas e nos atletas.
Das atividades já realizadas, o clube vai, em 2019, prestar homenagem ao sócio nº 1 e, um dos fundadores, José Pedro Baganha, com a realização de uma prova de pista relacionada com o atletismo.
O presidente adiantou, ainda, que a 7º edição do Trail de Santa Luzia a realizar-se a 14 de abril do próximo ano, conta com algumas novidades. A prova divide-se em versões diferentes: Trail Curto, Trail Longo e Ultra Trail.
Na época 2018/2019, na secção de Atletismo, o clube compromete-se a “consolidar e melhorar os resultados obtidos pelos atletas”. No entanto, revelam querer “aumentar o número de praticantes, em particular na formação e na academia”.
Em termos competitivos, o Olímpico Vianense mantém a aposta nos atletas Miguel Ribeiro, Marcus Maio e no novo reforço, oriundo do Sporting Clube de Portugal, José Rocha.
Quanto à secção de Trail, constituída por cerca de 80 atletas, o clube está a investir em novos desportistas “oriundos desde a capital, Vila Nova de Cerveira e outros pontos do país e que, vêm competir pelo Olímpico Vianense”, disse Alexandre Gomes.
Aqui, o clube pretende, no próximo ano, apostar fortemente nos circuitos nacionais de Trail com o reforço substabcial da equipa na ATRP em 23 atletas que vão ao longo da época disputar os campeonatos nacionais de Trail, Ultra Trail e Endurance.
A época 2017/2018 do Clube de Atletismo Olímpico Vianense fica marcada pela conquista de cinco títulos nacionais no Atletismo pelos atletas Marcus Maio, Samuel Viana, Marta Lisboeta, Sofia Queirós e Beatriz Moreno. E, ainda pela vitória de Miguel Ribeiro na XX edição da Meia Maratona Manuela Machado.
Além disso, alcançou um conjunto de resultados significativos na secção de Trail, nas diversas competições realizadas ao longo deste ano, onde se destaca os diversos lugares de pódio, quer individual, quer coletivo.