Historial
Home \ Historial
Sobre o Clube

No ano de 1994, devido a extinção da secção de Atletismo do Sport Clube Vianense, um conjunto de jovens atletas, praticantes de atletismo, encontravam-se numa fase transitória e estavam a perder o gosto pela modalidade. Nessa época, um grupo de pessoas, com o apoio da autarquia, decidiram que era o momento de desenvolver um projeto na cidade de Viana, que envolvesse os jovens na prática desportiva, assim como viesse, no futuro, a fixar todos os atletas do nosso concelho, que praticavam a modalidade e que estavam a representar outros clubes fora do mesmo.

Assim nasceu o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV). Este clube pretendia criar um polo de qualidade, que concentrasse atletas e outros jovens que entretanto demonstrassem qualidades, no sentido de potenciar e rentabilizar as suas capacidades, permitindo efetivamente que estes chegassem ao mais alto nível de rendimento, em representação da região Vianense, de uma forma digna e prestigiante.

Ao longo de toda a sua existência, Olímpico Vianense dedicou-se apenas ao atletismo, tanto na vertente da formação, como da competição. Atualmente, para além da secção de atletismo, possui uma secção de TRAIL.

A participação dos nossos atletas em competições incide prioritariamente sobre o calendário competitivo das respetivas federações, no entanto, os nossos atletas participam com frequência em diversas competições de cariz popular.

Na modalidade de Atletismo, o clube já obteve ao longo da sua história diversos títulos distritais, regionais (zona norte) e nacionais, quer individuais, quer coletivos, assim como outros resultados de relevo, destacando-se a medalha de prata no campeonato da europa de corta mato, em 2000, obtida pela atleta Analídia Torre. Sempre constou das listas de rankings e recordes regionais e nacionais praticamente em todas as épocas.

Atualmente o clube tem cerca de 200 sócios, entre os quais contabilizamos cerca de 75 atletas.

Atletas
Academia
64%
Formação
9%
Competição
27%
Aspetos mais relevantes por época

Na Época 2014/2015, o Olímpico Vianense contou no seu plantel com 65 atletas dos diferentes escalões.
No decorrer da época 2014/2015,os atletas do Olímpico Vianense estiveram presentes em cerca de 60 competições de Corta-Mato, Estrada e Pista, de âmbito regional e nacional, e além-fronteiras, em Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

A continuidade da aposta feita na recém- criada Academia de Atletismo e a presença dos jovens do clube em todas as competições do quadro competitivo da AAVC, começa a dar os seus frutos, de tal forma que esta época o CAOV, para além dos vários títulos regionais e vitórias em várias competições, com Miguel Ribeiro, Miguel Meira e Domingos Barros a conseguirem lugares de destaque em competições aquém e além-fronteiras.

Este grupo de atletas potenciou nesta época um crescente desenvolvimento da modalidade no concelho de Viana do Castelo, tendo o Olímpico Vianense alcançado resultados desportivos de excelência que em muito dignificaram o Clube e a cidade.

Foi uma época importante do ponto de vista desportivo e social. Consolidamos o funcionamento da academia e em termos de resultados foram alcançados diversos com relevo, quer ao nível local, regional e nacional e mesmo algumas competições no estrangeiro.

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense organizou vários eventos destacando-se a II edição do Cross Internacional de Viana do Castelo, que movimentou ao longo de dois dias, crianças, jovens e adultos, em todas as vertentes, desde jogos lúdicos, caminhada, BTT e Corta Mato com a presença de alguns dos mais conceituados atletas portugueses.

No inico da época 2013/2014, iniciamos uma nova fase na vida do clube. Criamos a Academia, com a pretensão de contribuir para a deteção e acompanhamento de crianças e jovens, que no futuro venham a ser atletas de referência na modalidade. Como todos sabemos, os campeões não surgem por acaso. Para se atingir resultados de relevo é necessário um longo trabalho, desde a formação até a alta competição. A ideia foi mesmo apostar num projeto que aponte para a sustentação, no futuro, das equipas de competição do clube e que possam representar o concelho e o nosso país nas diversas competições internacionais.

O Olímpico Vianense manteve no seu plantel 44 atletas dos diferentes escalões. Este grupo de atletas potenciou nesta época um crescente desenvolvimento da modalidade no concelho de Viana do Castelo, tendo o Olímpico Vianense alcançado resultados desportivos de excelência que em muito dignificaram o Clube e a cidade.

Para além da vertente competitiva, o Olímpico Vianense, continuou o desenvolvimento do seu projeto social através da promoção da atividade física regular e o desporto para todos. Nesse sentido, o Clube de Atletismo Olímpico Vianense organizou vários eventos, destacando-se o l º Crosse Internacional de Viana do Castelo, que movimentou ao longo de um dia inteiro Crianças, Jovens e Adultos, em todas as vertentes desde jogos lúdicos, caminhada, BTT e Corta Mato com a presença de alguns dos mais conceituados atletas portugueses. Participaram neste evento, realizado no parque da cidade, cerca de 800 pessoas.

Em termo de resultados individuais, destacamos: Miguel Ribeiro, Campeão Regional sénior de Corta Mato longo e Campeão Regional sénior de Corta Mato curto; Lúcia Ribeiro, Campeã Regional sénior de Corta Mato; Bruno Pedra, Campeão Regional de Corta Mato (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 2000 metros/Obs. (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 1500m (Juniores); Filipa Vieira, Campeã Regional de 60m/barreiras (Infantis); Pedro Afonso, Campeão Regional de Quadruplo Salto (Infantis), Campeão Regional de Lançamento do Peso (Infantis), Recordista Regional de Lançamento do Dardo (Infantis); Margarida Pinto, Campeã Regional de Salto em Altura (Infantis); Ricardo Pedra, Campeão Regional de Corta Mato (Infantis), Campeão Regional de 1000 metros (Infantis), Campeão Regional de 600 metros (Infantis), Campeão Regional de 60 m/Barreiras (Infantis); Luísa Cardoso, Campeã Regional de Salto em Comprimento (Infantis), Campeã Regional de Quadruplo Salto (Infantis).

No que diz respeito a resultados coletivos, destacamos: campeões Regionais de Pista (Infantis masculinos); campeões Regionais de Pista (Infantis Femininos); campeões Regionais de Pista (Iniciados masculinos); campeões Regionais de Pista (Iniciados Femininos); campeões Regionais de Estafetas (Infantis Masculinos); campeões Regionais de Estafetas (Infantis Femininos).

Relativamente aos escalões de competição, destacamos os títulos regionais individuais e coletivos de seniores masculinos, quer na corta mato quer em estrada.

No decorrer desta época demos continuidade à prática do BTT, dinamizando a secção que tinamos iniciado na época transata. No decorrer desta época inscrevemos 30 atletas na modalidade. O ponto alto da secção foi a realização do evento “24 horas de resistência”, juntamente com a taça de Portugal, em viana do castelo, organizado pelo nosso clube.

No decorrer da época 2012/2013, os atletas do Olímpico Vianense estiveram presentes em cerca de 60 competições de Corta-Mato, Estrada e Pista, de âmbito regional e nacional, pelo país inteiro, desde o Algarve até Melgaço e além-fronteiras, em Espanha e Alemanha.

Relativamente aos resultados, destacamos os atletas, Miguel Ribeiro, 2º classificado na Meia Maratona de Macau 2013, Campeão Regional sénior de Corta Mato longo e Campeão Regional sénior de Corta Mato curto; Lúcia Ribeiro, Campeã Regional sénior de Corta Mato; Bruno Pedra, Campeão Regional de Corta Mato (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 3000 metros (juvenis Masc.), Campeão Regional de 2000 metros/Obs. (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 1500m (Juniores); Marina Gonçalves, Campeã Regional de Salto em Comprimento (Iniciados).

No que diz respeito aos resultados coletivos, o clube obteve os títulos de campeões Regionais de Corta-Mato Longo (Seniores Masculinos) e Campeões Regionais de Corta Mato Curto (Seniores Masculino)

Devemos destacar ainda, que, para além da atividade relativa à participação em competições o Clube orientou cerca de 50 atletas em treinos regulares e sistemáticos.

Foram ainda realizadas, algumas iniciativas de confraternização entre sócios, atletas, treinadores e dirigentes, fortalecendo o verdadeiro espírito de união. Esta salutar convivência é o garante dos valores que se pretendem incutir a estes jovens, associando a prática desportiva à consciência cívica e valorização comportamental. Entendemos assim, estar a contribuir para a valorização dos nossos jovens, potenciando o que de melhor eles podem oferecer à sua comunidade.

No decorrer desta época, o clube promoveu mais uma edição do crosse da Meadela, nos terrenos anexos à praia fluvial da Argaçosa. Também nesta época, o clube iniciou a prática da BTT, abrindo uma secção dedicada à modalidade. Esta secção tinha como objetivo a participação em eventos da modalidade, mas fundamentalmente com carater lúdico. Esta modalidade arrancou com cerca de 20 praticantes.

Durante a época 2011/2012, os 50 atletas do Olímpico Vianense estiveram presentes em cerca de 60 competições de Corta-Mato, Estrada e Pista, pelo país inteiro, desde Albufeira até Melgaço e além-fronteiras, em Espanha, Alemanha e Hungria.

A continuidade da aposta feita na juventude de Viana do Castelo, resultou de tal forma que esta época o CAOV, para além dos vários títulos e vitórias em várias competições, com Miguel Ribeiro a conseguir lugares de destaque em diversas competições, quer em Portugal, quer mesmo além-fronteiras, o atleta Diogo Lourenço, conseguiu garantir mais uma vez a presença na seleção Nacional de Corta – Mato que este presente no Campeonato da Europa de Juniores em Budapeste na Hungria,

Os atletas, Diogo Carvalho, Lúcia Ribeiro, foram campeões regionais de corta mato. A equipa feminina sagra-se também campeã regional, com as atletas, Lúcia Pinto, Flora Liete, Lídia Pinto e Laura Cunha. Estas atletas obtém lugares de destaque em todas as competições de pista no âmbito distrital e zona norte.

No decorrer desta época, o clube promoveu mais uma edição do crosse da Meadela, nos terrenos anexos à praia fluvial da Argaçosa. Ainda no decorrer desta época, o Olímpico Vianense, no âmbito do seu projeto social que visa essencialmente a orientação dos seus atletas oriundos de famílias carenciadas com graves problemas económicos, prestou apoio a três atletas.

Na Época 2010/2011, o clube inscreveu cerca de 35 atletas. O clube continuou dentro das suas possibilidades a apoiar os jovens vianenses, continuando a conquistar títulos regionais através de Diogo Lourenço, Diogo Carvalho, Lúcia Ribeiro Vanessa Sousa, Flora Leite, Lídia Pinto e Laura Cunha, para além de vários outros atletas dos escalões de formação. Lúcia Ribeiro e Diogo Lourenço continuavam a ser as referências do clube e de Viana do Castelo nas provas de nível nacional, sendo que Diogo Lourenço, depois de excelentes prestações nos corta matos internacionais de Torres Vedras (3º) e Amora (3º) classificou-se em 5º classificado no Campeonato Nacional de Corta Mato voltando a ser chamado a representar a seleção Portuguesa no Campeonato da Europa em Albufeira, onde conquistou a Medalha de Prata (Coletiva).

Na Época 2009/2010, o clube inscreveu cerca de 32 atletas. Esta época a ênfase foi na vertente da formação, já que saíram do clube alguns dos seu melhores atletas, Marco Morgado e Ricardo Dias, transferiram-se par o Maratona Clube de Portugal e o marchador Flávio Silva rumou ao Futebol Clube do Porto. Pese embora estas saídas o CAOV manteve a sua aposta na formação e mantendo em paralelo equipas séniores de meio-fundo, masculina e feminina de razoável nível.

Assim continuou a conquistar títulos regionais individuais em vária s provas e escalões, com destaque para as equipas femininas e coletivamente conquistou títulos no Regional de corta- mato (Curto e Longo) no escalão absoluto feminino e no escalão de juvenis femininos, assim como na Pista sagrou.se Campeão Regional de Juniores Femininos.

No panorama nacional Diogo Lourenço continuou a dar nas vistas sgrando.se Vice-campeão Nacional de 3000m Obstáculos e Vice-campeão Nacional de Corta Mato, resultados que proporcionaram a convocatória para representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta- mato em Dublin na Irlanda.

Na Época 2008/2009 com um plantel de 52 atletas, o clube deu continuidade ao trabalho de qualidade que vinha realizando na formação e na competição. Um dos pontos altos foi a realização do l Cross da Meadela.

Em termos de resultados, coletivamente o CAOV conquista os títulos de Campeão Regional de Corta-Mato (curto e longo) no escalão Seniores Femininos e Campeão Regional de Corta-Mato (curto) em Séniores masculinos, conquistando na Pista inúmeros títulos individuais nos vários escalões. Ricardo Dias e Marco Morgado são as referências do clube nos Séniores e destacam-se no Campeonato Nacional de Corta mato em Castelo Branco. Ricardo obtém um lugar no top 10 (9º) e Marco classifica-se em 15º lugar, estes dois atletas tinham já estado em grande destaque na Meia Maratona Manuela Machado, com Ricardo Dias a Vencer categoricamente e Marco Morgado a ocupar o 3º lugar do Pódio.

Nos escalões mais jovens o nome do clube figura nos palcos das competições nacionais e até internacionais. Diogo Lourenço realiza uma época fenomenal: Campeão Nacional de 1500m, Campeão Nacional de 200m obst., Vice-campeão Nacional de Corta Mato, obtém Mínimos para o Campeonato do Mundo de Juvenis, Atinge Estatuto de Alta Competição e Representa pela 1ª vez Portugal no Festival Olímpico da Juventude, na Finlândia. Flávio Silva sagra-se Campeão Nacional de 5000m Marcha, Vice-campeão Nacional de 10000m Marcha, consegue mínimos para o Campeonato do Mundo de Juvenis e adquire Estatuto de Alta Competição, acaba por não ser convocado para o Mundial de juvenis por opção federativa.

Lúcia Ribeiro destaca.se nos 3000m obstáculos sendo Campeã do Norte de juniores, 5º classificada no Campeonato Nacional de juniores, 7ª classificada no campeonato Nacional de Sub-23 e 5ª classificada no Campeonato de Portugal.

Na época 2007/2008, o clube inscreveu cerca de 40 atletas. O clube trabalhou com mais ênfase na vertente da formação, mantendo em paralelo uma equipa sénior de meio-fundo de razoável nível, com Marco Morgado e Ricardo Dias como principais figuras que conseguem os títulos regionais de corta mato (curto) e Pista Coberta e ainda conseguiu formar uma equipa sénior feminina que se sagrou Campeã Regional de Pista Coberta. Marco Morgado representa Portugal no Campeonato do Mundo para militares, na Suíça. De salientar que nos escalões de formação o CAOV manteve-se em lugar de destaque a nível nacional, pois obteve resultados no top cinco nacional. Esta é também marcada por um número crescente de associados, cerca de 200. Aparecem os frutos da formação com jovens atletas do escalão de juvenis a figurarem entre os melhores portugueses e a conseguirem resultados de relevo ao nível nacional. Diogo Lourenço, Campeão do Norte de Corta Mato,3º classificado no Campeonato Nacional de Corta Mato, Campeão do Norte de 3000 metros em pista e 3º classificado no Campeonato Nacional 1500m e 2000m obstáculos. Lúcia Ribeiro e Vanessa Sousa conseguem lugares no pódio da Zona Norte nos 3000 metros em pista e 2000m obstáculos e entram para o Top 5 Nacional.

Na época 2006/2007 o clube manteve como com o objetivo prioritário a formação de jovens atletas. Como consequência, obteve cerca de trinta títulos regionais, Individuais sendo que coletivamente se sagrou Campeão Regional de Corta Mato nos escalões de Juvenis masculinos e femininos, Campeão Regional de Pista em Juvenis femininos e absolutos masculinos e femininos. Nesta mesma época, criou-se ainda uma equipa sénior masculina para o meio-fundo, a qual ainda conseguiu alcançar prestações razoáveis, obtendo o décimo primeiro lugar no campeonato nacional de corta-mato curto e o décimo segundo lugar no campeonato nacional de estrada. No âmbito da Zona Norte o clube obteve três classificações por equipas em lugares honrosos, nomeadamente no escalão de juvenis masculinos, juvenis femininos e iniciados masculinos. No panorama nacional a equipa juvenil feminina, com Lúcia Ribeiro em destaque (5ª), classifica-se em terceiro lugar no campeonato nacional de corta-mato.

A época 2005/2006 ainda foi marcada marcada pelos problemas vindos da época anterior e os resultados ressentiram-se, no entanto o clube continuava a sua aposta na formação. Como prova disso, o clube inscreveu quarenta e seis jovens na FPA.

Ainda nesta época, a CMVC voltou a apoiar o clube com o protocolo de cooperação desportiva. O Clube organizou, com a colaboração da Câmara Municipal, o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada e o Grande Prémio Internacional de Marcha ‘Flávio Silva’, jovem atleta do CAOV que se sagrou Campeão Nacional de Juvenis.

Foi adquirida uma nova carrinha de nove lugares, pois a maioria dos atletas era menores de idade, houve a necessidade de haver mais transportes para as deslocações, principalmente a competições. Nesta mesma época, o clube mudou de instalações, passando a ficar instalado em dois armazéns pré-fabricados na Rua Álvaro Feijó, junto ao estádio Municipal. Pese embora todas as dificuldades atrás referidas, o clube consegui o título Regional de Pista (ar livre), no escalão de Absolutos Femininos.

A época 2004/2005 foi um pouco adversa, por um lado, a CMVC não apoiou o clube com o protocolo de cooperação desportiva, e este vê-se passar por incertezas futuras, mas por outro, com a satisfação do trabalho realizado nos dez anos de existência e pelas alegrias que proporcionou à comunidade “Olímpico Vianense”.

Esta época nasce um projeto designado “escolinha” que tem como principal objetivo recrutar novos jovens para as diversas modalidades do atletismo e fazer com que adquirem o gosto pela prática desportiva e pelo convivo que a mesma prática proporciona.

Na época 2003/2004 estiveram inscritos na FPA quarenta e três atletas. Nesta época, mais uma vez o CAOV foi distinguido pela AAVC como clube do ano. Pela mesma entidade o atleta Bruno Reis foi distinguido como atleta do ano no escalão sénior masculino. Este atleta foi campeão nacional de marcha nesta época assim como o atleta Emanuel Gomes no lançamento do dardo. O atleta Emanuel Gomes face aos seus resultados, atingiu o estatuto de atleta de alta competição atribuído pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

O clube tinha atualmente cerca de 80 associados, dos quais quarenta e nove tinham menos de trinta anos.

A Época 2002/2003 é caracterizada pelo grande número de jovens atletas inscritos, quarenta e seis atletas. Esta situação deveu-se a uma boa divulgação e da boa prestação de outros atletas na comunidade vianense. A boa imagem que o clube criou na cidade como gerador de jovens saudáveis e amantes da prática desportiva como estilo de vida. Este número elevado de atletas levou a uma melhor organização ao nível de técnicos/treinadores, ou seja, foi necessário associar pessoal especializado ou que estivesse familiarizado com a modalidade ou clube. Assim os treinadores/técnicos associados foram Miguel Rios na vertente velocidade e saltos, Manuel Sousa e Amadeu Gomes no meio-fundo e Nuno Trindade nos lançamentos.

Na época seguinte, 2001/2002, verificasse a saída de alguns atletas, juntamente com o treinador principal e um dos fundadores do clube. Mário Cunha e os atletas Analídia Torre e Fernando Silva, Gaspar Araújo, Paulo Rio e Joaquim Cardoso. Apesar das saídas, o atleta André Santos sagra-se Vice-campeão Nacional de 1500 M o clube conseguiu colocar dezassete atletas em lugares de honra em competições da Zona Norte e sagrar-se Campeão da III Divisão Nacional de pista ao ar livre. Estavam cerca de 30 atletas inscritos na FPA.

Na época 2000/2001, face à evolução sustentada do clube, principalmente ao nível da prestação atlética, sentimos também o reconhecimento da população vianense e a comunidade do atletismo nacional. Prova deste reconhecimento, a Associação de Atletismo de Viana do Castelo (AAVC) atribuiu ao clube, o título de clube do ano. Em termos individuais, destacamos as seguintes prestações; Bruno Reis sagra-se campeão nacional de juniores nos 5000metros e nos 10 000metros marcha, Analídia Torre é chamada à seleção Nacional para representar o país no Campeonato da europa e do Mundo de corta-mato. No campeonato da Europa de corta-mato esta atleta sagra-se Vice Campeã da europa de corta mato disputado na Suécia.

Nesta época o clube ainda sagrou Vice-campeão nacional da II Divisão Nacional.

Foi ainda adquirida uma carrinha de nove lugares para as deslocações necessárias.

Na época 1999/2000, estiveram em prática regular vinte e sete atletas. Os resultados mantiveram-se em bom nível, para agrado dos atletas, diretores e vianenses que acarinham a modalidade. Joaquim Cardoso vence Grande Prémio dos Reis na cidade de Vila Real e na Meia Maratona Internacional da Rota da Luz (Aveiro) faz uma das melhores marcas Portuguesas da época, Paulo Rio é campeão da Zona Norte nos 3000metros planos e obtém o terceiro lugar no campeonato de Portugal, Carlos Silva é campeão da Zona Norte no lançamento do peso e Gaspar Araújo obtém a segunda posição no triplo salto e a terceira posição no salto em comprimento no campeonato nacional de juniores de pista coberta. Nesta época o CAOV, sagra-se Vice-campeão Nacional da III Divisão, o que permite na época seguinte disputar a II Divisão Nacional.

Na época 1998/1999, mesmo sem transporte próprio para as deslocações necessárias, o clube conseguiu manter os atletas com o gosto pela prática da modalidade. Mais uma vez o atleta Paulo Rio evidenciou-se, classificando-se em terceiro nos campeonatos nacionais de pista coberta no escalão de sénior. Com prestações deste nível, atletas do clube como Paulo Rio, Fernando Silva e Mário Quesado destacaram-se no tope dez dos melhores atletas Portugueses.

A época 1997/1998, para além dos resultados desportivos, o clube passou a ter personalidade jurídica, com a publicação dos estatutos em diário da república. Para além do referido o clube passou a sua sede para os terrenos anexos à praia fluvial da Argaçosa. Nesta época foram arrecadados quatro títulos nacionais, obtidos por Paulo Rio e Analídia Torre e cinco títulos do Norte pelos demais atletas. É de referir que os atletas do clube neste momento eram aproximadamente vinte e seis e treinavam em terrenos anexos a uma praia fluvial, faziam preparação física no pavilhão de uma escola e para treinar numa pista de atletismo faziam-se deslocar à pista em areia da freguesia de Mazarefes ou mesmo fazendo-se deslocar até a cidade de Braga.

Na época 1996/1997, foram alcançados vários títulos de nível regional e nacional. Aproximadamente trinta títulos regionais, dois títulos de vice-campeão nacional, um por Miguel Barros nos 400metros barreiras e outro por Elias Couto no campeonato de estrada e dois títulos de campeão nacional de sub-23, um por Paulo Rio e outro por Analídia Torre.

Logo na segunda época de existência do clube, ou seja época 1995/1996, através da boa prestação atlética dos jovens vianenses, o clube dá-se a conhecer a um nível nacional. Nesta época Cláudia Carvalhido sagrou-se campeã nacional de juvenis em salto em altura, Miguel Barros obteve o melhor resultado nos 400metros barreiras, sendo considerado o melhor Português do ano na modalidade e Analídia Torre representou a seleção nacional no corta-mato Europeu sub-23, classificando-se em 5ª, sendo a melhor prestação Portuguesa na prova.

Estes resultados impulsionaram o trabalho de diretores e atletas para épocas seguintes.